06 - Seletores CSS
O CSS nos dá a possibilidade de modificar a aparência de nossos sites e ele faz isso usando algo que chamamos de seletor.
Vamos entender quais são os tipos de seletores e quando usá-los:
Tag
O seletor de tag é o mais simples, com ele aplicamos os valores em todas as vezes que uma determinada tag for usada na página:
p {
color: blue;
}
No exemplo acima nós estamos dizendo que toda vez que uma tag p for encontrada na página pelo navegador, ele deve renderizar com a cor azul.
Os seletores de tags são muito usados para sobrescrever estilos que já vem do browser
ID
O seletor de id é aplicado no elemento com o id especificado, por exemplo:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Document</title>
<link rel="stylesheet" href="./style.css"/>
</head>
<body>
<button id="button">
Clique aqui!
</button>
<button>
Clique novamente!!!
</button>
</body>
</html>
#button {
background-color: purple;
}
Nesse caso apenas o primeiro button ficaria com o fundo roxo. Como o id é único, ou seja, não podemos aplicar o mesmo id em mais de um elemento da página, o seletor de id não é recomendado.
Vamos falar do seletor mais usado então!
Class
Sem dúvidas o melhor e mais usado tipo de seletor, ele é responsável por aplicar os estilos em qualquer elemento que tenha a classe especificada. Vamos ao exemplo:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Document</title>
<link rel="stylesheet" href="./style.css"/>
</head>
<body>
<button class="button">
Clique aqui!
</button>
<button class="button">
Clique novamente!
</button>
</body>
</html>
.button {
background-color: purple;
}
Diferente do seletor de id, esse seletor será aplicado em qualquer elemento com a classe .button. Notem que no seletor de classe nós usamos um ponto (.) antes do nome. Com esse tipo de seletor nosso CSS será melhor reaproveitado, podemos criar uma classe e reutilizar em diversos elementos na página.
Dicas
- Use o seletor de tag apenas para sobrescrever regras do navegador!
- Sempre use o seletor de classe para estilizar a sua página!
Escolher como chamar a sua classe pode ser difícil no começo, então aqui vão algumas dicas:
- Foco no conteúdo e nunca no layout! Uma classe com o nome "botao-azul" não é legal pois se for preciso mudar a cor do botão para roxo o nome perde o sentido. Que tal usar um nome como: "botao-produto" ou "botao-compra"? Muito melhor né?
- Use nomes em inglês! A internet e suas tecnologias respiram esse idioma e a maioria das pessoas no mundo também programam nele. Com o tempo você vai perceber que a maioria dos elementos ja tem um ou dois nomes que quase todo mundo usa. Não desanime, persista nesse hábito!
- Ainda tem dúvidas no nome? Procure um site que usa um layout parecido inspecione o elemento e veja qual o nome da classe ele usa. Provavelmente você irá encontrar alguem que já pensou nesse nome antes.